A UNIFIL, a Força Interina das Nações Unidas no Líbano, responsável por patrulhar a fronteira sul do país com Israel, tem seu mandato renovado anualmente.
Nesta quinta-feira (31), o Conselho de Segurança da ONU votou a favor da prorrogação do mandato da UNIFIL por mais um ano.
A UNIFIL, a Força Interina das Nações Unidas no Líbano, responsável por patrulhar a fronteira sul do país com Israel, tem seu mandato renovado anualmente.
Today is the renewal of the @UNIFIL_ mandate, whose peacekeepers are stationed on the #BlueLine between Israel and Lebanon.
— Israel Defense Forces (@IDF) August 31, 2023
UNIFIL is fundamental in helping maintain stability in the region, enforcing resolution #UNSC1701
Autoridades israelenses e norte-americanas receberam com satisfação o resultado da votação.
A Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que "os Estados Unidos estão satisfeitos em votar sim para o mandato da UNIFIL".
"De maneira significativa, a resolução adotada hoje inclui linguagem que reafirma enfaticamente a total liberdade de movimento da UNIFIL e sua capacidade de realizar patrulhas 'anunciadas e não anunciadas'", acrescentou. "É imperativo que isso seja plenamente implementado e que a UNIFIL não enfrente obstáculos inaceitáveis para cumprir sua missão."
O Enviado de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse que recebeu positivamente a decisão e desejou "enfatizar na decisão sua independência e sua capacidade de realizar passeios e inspeções sem depender ou coordenar com o Líbano ou qualquer outra entidade. Continuarei exigindo que o Conselho de Segurança condene o Hezbollah e exija que o governo libanês atue contra o seu acúmulo militar, que poderia levar a uma séria escalada na região."
*Com
informações do i24NEWS
0 Comentários