Esta é a primeira vez que um alto funcionário iraniano se encontra com MBS
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, e o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, se reuniram em Jeddah na sexta-feira (18). Essa reunião marcou a primeira visita oficial desde a notável aproximação entre os dois países, como relatado pelo i24NEWS.
"Foram revisadas as futuras oportunidades de cooperação", de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita, "além de discutir os desenvolvimentos na situação nas arenas regional e internacional".
Essa foi a primeira vez que um alto funcionário iraniano se encontrou com o príncipe Herdeiro Saudita, conhecido pelas iniciais MBS, conforme relatado pela agência de notícias oficial do Irã, IRNA.
A visita de Amir-Abdollahian à Arábia Saudita segue um acordo intermediado pela China em março, no qual Irã e Arábia Saudita concordaram em normalizar as relações após sete anos.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã anunciou oficialmente em junho que reabriria suas missões diplomáticas na Arábia Saudita na sequência do acordo.
Na quinta-feira, o chanceler iraniano se reuniu com seu homólogo saudita, príncipe Faisal Bin Farhan, e aproveitou a oportunidade para reiterar o apoio da República Islâmica à "causa palestina".
"Continuamos a apoiar a Palestina", enfatizou, acrescentando: "Não há dúvida de que o regime sionista continuará seus esforços para dividir o mundo muçulmano e a região. Acompanhamos os movimentos do regime sionista com discernimento e vigilância."
A visita de Amir-Abdollahian ocorre em meio a especulações de que Israel e a Arábia Saudita possam assinar um acordo de normalização em breve.
Apesar das negações sauditas de qualquer contato com Israel, o Wall Street Journal relatou recentemente que os Estados Unidos e a Arábia Saudita concordaram com as linhas gerais de um acordo para que a Arábia Saudita reconheça Israel em troca de concessões aos árabes palestinos.
Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reuniu com o ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, em Washington.
Funcionários israelenses e americanos informaram a Barak Ravid, do Axios, no final da semana passada, que a visita de Dermer a Washington tratará do esforço da administração Biden por um mega-acordo com a Arábia Saudita que poderia incluir um acordo de normalização entre Arábia Saudita e Israel.
Após a reunião com Dermer, Blinken conversou com o chanceler saudita "para discutir uma série de questões bilaterais e regionais", de acordo com o Departamento de Estado.
0 Comentários