O primeiro encontro entre o ministro israelense, Ben-Gvir, e sua homóloga cipriota representa um marco significativo nas relações, sendo também o primeiro encontro do político com um ministro europeu
Na manhã desta terça-feira (8), o Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, teve uma reunião com a Ministra cipriota da Justiça e da Ordem Pública, Anna Koukkides-Prokopiou, no Centro de Controle e Coordenação de Combate a Incêndios em Limassol.
O encontro entre o ministro israelense e sua colega cipriota marca o primeiro encontro entre Ben-Gvir e um ministro europeu desde o início da atual coalizão de governo.
Enquanto Ben-Gvir já estava desfrutando de suas férias na nação insular, uma reviravolta ocorreu quando, atendendo ao pedido do presidente cipriota Nikos Christodoulides, Israel mobilizou uma missão de resgate na segunda-feira para auxiliar seu vizinho mediterrâneo no combate aos incêndios florestais. Essa ação se deu em meio a uma das ondas de calor mais prolongadas já registradas na história da ilha.
Por instrução do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e aprovada por Ben-Gvir e pelo ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen, a operação do IDF apelidada de "Asas de Fogo" ajudará a extinguir grandes incêndios na cidade de Limassol.
"O Estado de Israel tem sempre o prazer de ajudar a República de Chipre. Hoje ocorreram os primeiros voos durante os quais retardadores de chama foram liberados para auxiliar na extinção dos incêndios. A aeronave de combate a incêndios 'Air Tractor', com tripulações de quatro pessoas, treinou equipes de terra, especialistas em incêndios florestais e equipamentos, incluindo seis toneladas de retardadores de chama, estão em operação no Chipre, juntamente com todas as forças", disse Ben-Gvir em comunicado. "A rápida implantação da missão israelense para ajudar Chipre foi possível graças à forte parceria entre nossos países."
A missão de resgate israelense antes de decolar para Chipre | Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel |
𝗜𝘀𝗿𝗮𝗲𝗹 𝘀𝘁𝗮𝗻𝗱𝗶𝗻𝗴 𝗯𝘆 𝗖𝘆𝗽𝗿𝘂𝘀'𝘀 𝘀𝗶𝗱𝗲 𝘄𝗵𝗲𝗻 𝘁𝗶𝗺𝗲𝘀 𝗴𝗲𝘁 𝗵𝗮𝗿𝗱#Israel's Minister of National Security @itamarbengvir attended a meeting with Minister of Justice and Public Order @AnnaKoukkides, DG of @CyMOApress Andreas Grigoriou, Chief of… pic.twitter.com/LNFmDNb1nj
— Israel in Cyprus (@IsraelinCyprus) August 8, 2023
A ministra cipriota da Justiça e Ordem Pública se tornou a primeira funcionária da UE a se encontrar com o ministro israelense, que tem estado no centro das críticas tanto em Israel quanto no exterior por suas ações contra palestinos, árabes israelenses e outros.
A Delegação da União Europeia em Israel cancelou uma recepção agendada para o 'Dia da Europa' em maio, com o objetivo de evitar que Ben-Gvir discursasse durante o evento. Ben-Gvir havia sido selecionado pelo governo israelense para representar a nação judaica no evento anual.
O Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir | Yonatan Sindel/Flash90 |
A operação atual de Israel em Chipre engloba duas aeronaves Air-Tractor de combate a incêndios, uma tripulação composta por quatro pilotos, uma equipe de solo treinada, especialistas em incêndios florestais e equipamentos, incluindo cerca de seis toneladas de retardantes de chamas do Serviço de Bombeiros e Resgate de Israel.
*Com informações do canal i24NEWS
0 Comentários