A medida visa
pressionar os Estados Unidos para que apoiem o reino na busca por energia
nuclear, segundo o relatório A Arábia Saudita está considerando a proposta da China para construir uma usina nuclear no país do Golfo, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira (25).
Funcionários sauditas bem informados sobre o assunto informaram ao Wall Street Journal que a China National Nuclear Corporation apresentou a Riad uma proposta para construir uma usina nuclear próxima à fronteira com o Catar e os Emirados Árabes Unidos. Conforme detalhado no relatório, essa iniciativa tem como objetivo exercer pressão sobre os Estados Unidos para que apoiem os esforços do reino na busca por energia nuclear.
O relatório acrescenta que, ao contrário da abordagem do governo Biden, que estabeleceu condições para apoiar a indústria nuclear saudita, tais como a proibição do enriquecimento de urânio, a China provavelmente não imporá requisitos a Riad com o intuito de impedir que o país adquira armas nucleares. Em junho, os dois países anunciaram acordos de investimento no valor de $10 bilhões. O presidente chinês, Xi Jinping, também se comprometeu a buscar um "padrão de cooperação energética multifacetada" com os estados do Golfo.
A China, que detém o título de maior consumidor de energia global, consolidou ainda mais seus laços com a Arábia Saudita ao atuar como mediadora no processo de reaproximação entre o país saudita e o Irã em março. Recentemente, Pequim fez um apelo para a retomada do acordo nuclear com o Irã, citando a atual "tendência de reconciliação" na região do Oriente Médio. *Com informações do i24NEWS
0 Comentários