Possível mediação russa para troca de prisioneiros entre Irã e Israel: Indícios apontam para negociações em andamento

Membros das forças paramilitares Hashed al-Shaabi (Mobilização Popular) montam guarda no lado iraquiano da passagem de Mandali, na fronteira com o Irã | Thaier Al-Sudani/AFP

Em um possível acordo, a estudante israelense Elizabeth Tsurkov seria libertada em troca da soltura de um agente iraniano capturado pelo Mossad


De acordo com o canal de notícias estatal israelense, Kan, foi relatado que a Rússia está atuando como mediadora em um acordo de troca de prisioneiros entre Israel e o Irã. Se essa iniciativa for bem-sucedida, a estudante russo-israelense Elizabeth Tsurkov poderá ser libertada.

Na semana passada, o Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, revelou o paradeiro da estudante Elizabeth Tsurkov. Ela, que é candidata a um doutorado pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, havia ficado desaparecida por meses após participar de uma expedição estudantil ao Iraque. Ela foi encontrada sob custódia da milícia radical xiita iraquiana Kataeb Hezbollah, um grupo que faz parte de uma rede de organizações terroristas associadas ao Irã.

A existência de negociações para a libertação da jovem russo-israelense Elizabeth Tsurkov foi confirmada pelo jornal árabe Asharq Al-Awsat. O periódico, fundado em Londres, Reino Unido, e com presença em quatro continentes, citou fontes anônimas da milícia iraquiana como embasamento para corroborar a existência dessas negociações.

Como parte do acordo de troca, Israel concordaria em soltar o agente de inteligência iraniano Yusef Shahabazi Abbasalilu em troca da estudante Elizabeth Tsurkov. Yusef é conhecido por ter planejado ataques fracassados contra alvos israelenses e judaicos em Limassol, no Chipre, e foi capturado durante uma operação do Mossad em território iraniano.

Postar um comentário

0 Comentários