O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, se reuniu com o presidente da Libéria, George Weah, e saudou a "intenção de abrir uma embaixada"
Na tarde de terça-feira (4), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, realizou um encontro em Jerusalém com o presidente da Libéria, George Weah, juntamente com o principal enviado da Libéria. Durante a reunião, os representantes da África Ocidental manifestaram seu interesse em estabelecer uma embaixada em Israel.
"Saúdo a intenção da Libéria de abrir uma embaixada em Israel, o que fortalecerá os laços de amizade entre os dois países. A Libéria é um dos grandes amigos de Israel no continente africano", afirmou Cohen.
Chanceler de Israel, Eli Cohen, se encontra com presidente da Libéria, George Weah, em Jerusalém, Israel | Miri Shimonovitz/Ministério das Relações Exteriores |
De acordo com um comunicado emitido por seu gabinete, o ministro das Relações Exteriores de Israel agradeceu ao presidente liberiano George Weah pelo apoio a Israel em instituições internacionais. Ambos concordaram em trabalhar em estreita colaboração para aprofundar a cooperação econômica, especialmente nas áreas de energia, agricultura e água. O ministro destacou o uso do conhecimento e da experiência israelense nesses setores e enfatizou a promoção de delegações comerciais entre Israel e a Libéria.
Durante a missão diplomática da Libéria, focada na promoção da cooperação econômica, energética e agrícola entre os dois países, surgiu a discussão sobre a abertura de uma embaixada em Israel. No entanto, até o momento, nenhuma data específica foi estabelecida para essa iniciativa.
בדרך לשגרירות נוספת בישראל!
🇮🇱🇱🇷
— אלי כהן | Eli Cohen (@elicoh1) July 4, 2023
נפגשתי היום בירושלים עם נשיא ליבריה ג׳ורג׳ וואה, ועם שר החוץ קמאיה. ליבריה היא מהידידות הגדולות שלנו באפריקה, והודיתי להם על התמיכה בישראל בהצבעות במוסדות בינלאומיים.
שוחחנו על חיזוק שיתופי הפעולה הכלכליים בין המדינות, תוך שימוש בטכנולוגיה, בידע… pic.twitter.com/6vHMxipOH3
De fato, em junho de 2022, uma delegação de ministros
liberianos anunciou publicamente a intenção de abrir um escritório oficial em
Jerusalém. Apesar de ser um país com uma população de cerca de cinco milhões de
habitantes, a Libéria tem se destacado como um importante aliado de Israel no
cenário internacional. Nos últimos anos, a Libéria tem consistentemente
demonstrado seu apoio a Israel, tanto nas Nações Unidas quanto na União
Africana.
0 Comentários