Líbano constrói estrada além da linha de demarcação com Israel, IDF responde

Chefe do Estado-Maior do exército de Israel, Herzi Halevi, conduz uma avaliação de segurança ao longo da fronteira Israel-Líbano, com o comandante do Comando do Norte e outros oficiais do exército | Porta-voz do Exército

As autoridades libanesas usaram escavadeiras em um local onde blocos de cimento foram recentemente adicionados por israelenses, poucos dias após a visita do chefe do Estado-Maior das IDF à fronteira


As autoridades libanesas iniciaram a demolição na fronteira do país com Israel nas colinas de Kafr Shuba, aparentemente além da Linha Azul. Segundo a agência libanesa Al-Mayadeen, uma nova estrada está sendo construída em frente aos blocos de cimento israelenses que foram recentemente colocados no local.

Em resposta ao trabalho de escavação, o jornal de Beirute informou que as
Forças de Defesa de Israel
(IDF) utilizaram granadas de fumaça. Contudo, até o momento, ainda não foi divulgada nenhuma declaração oficial por parte das autoridades israelenses.


De acordo com o jornal libanês
Al-Akhbar, a prefeitura de Kafr Shuba começou a pavimentar a estrada na manhã desta quinta-feira (20), a fim de "facilitar o movimento dos cidadãos... em resposta ao recente trabalho de escavação e nivelamento israelense, que alterou as características da terra."

Israel colocou blocos de concreto um dia antes para construir um muro na área. O prefeito de Kafr Shuba,
Qassem Al-Qadri, chamou essa ação de "parte da provocação que está acontecendo há mais de um mês".

Também nesta quinta-feira, o canal afiliado ao Hezbollah, Al-Manar, compartilhou imagens da recente visita do Chefe do Estado-Maior das IDF, Herzi Halevi, à frente norte de Israel. O chefe militar israelense pode ser visto junto com sua comitiva, conforme filmado pelos libaneses do lado deles da fronteira.
 


Mais cedo nesta semana, a organização terrorista Hezbollah divulgou um vídeo de propaganda simulando um ataque a uma base militar israelense na fronteira norte com o Líbano.

O vídeo de seis minutos foi publicado pela ala midiática do grupo terrorista para marcar o 17º aniversário da Segunda Guerra do Líbano em 2006. Ele mostra uma simulação da unidade de elite do Hezbollah, conhecida como Radwan, explodindo um posto avançado com soldados israelenses presos dentro.

O vídeo foi divulgado em meio a tensões crescentes na fronteira entre Israel e o Líbano. No final de junho, o Hezbollah estabeleceu um posto avançado em território israelense, mas posteriormente desmontou uma das duas tendas, de acordo com informações da mídia árabe.

Em seguida, no sábado, ocorreram confrontos quando as IDF usaram medidas de dispersão de multidões enquanto um parlamentar libanês e jornalistas locais visitavam a região das fazendas Shebaa, próxima à fronteira. A situação continua tensa e delicada, em meio a complexidades regionais contínuas.

Postar um comentário

0 Comentários