O presidente Akufo-Addo afirmou que Gana 'será sempre amigo do Estado de Israel e apoiaremos sua posição como observador na União Africana
Em sua primeira visita à África Ocidental, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, realizou uma reunião com o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, e a ministra das Relações Exteriores, Shirley Ayorkor Botchwey. Essa informação foi comunicada oficialmente nesta quarta-feira (26).
Durante a reunião, foram discutidas as possibilidades de fortalecer a posição de Israel dentro da União Africana. Além disso, o ministro Eli Cohen e outros altos funcionários de seu escritório inauguraram na terça-feira o primeiro fórum de negócios Israel-Gana. O evento contou com a participação de empresas dos setores de água, agricultura e desenvolvimento de projetos, visando promover parcerias e cooperação nessas áreas entre os dois países.
Chanceler de Israel, Eli Cohen, com sua homólogo
Shirley Ayorkor Botchwey em Gana | Shlomi Amsalem, Ministério das Relações Exteriores |
"Com o objetivo de aprofundar a cooperação bilateral e fortalecer laços internacionais, a visita a Gana tem como propósito promover a atividade de ajuda humanitária israelense, concentrando-se na segurança das fronteiras, gestão da água e saúde", afirmou o comunicado.
Segundo Cohen, "o fortalecimento dos laços entre Israel e a África não só aprimorará a posição internacional de Israel, mas também impulsionará a economia israelense, além de auxiliar no enfrentamento dos desafios do continente".
"Gana é um país de suma importância na arena internacional, destacando-se como membro do Conselho de Segurança e desempenhando um papel influente na União Africana. Expresso minha gratidão ao Presidente Nana Akufo-Addo e a Ministra das Relações Exteriores Botchwey por suas incansáveis atividades em fortalecer os laços entre Israel e Gana, assim como com toda a região da África Ocidental. Israel está comprometido em continuar trabalhando em conjunto com Gana, com o intuito de aprimorar ainda mais as relações entre nossos países nas áreas cruciais de agricultura, segurança de fronteira e medicina avançada.
Chanceler de Israel Eli Cohen (C) com participantes do
1º Fórum Empresarial Israel-Gana | Shlomi Amsalem, Ministério das Relações Exteriores |
O presidente Akufo-Addo reiterou que Gana "será sempre amigo do Estado de Israel e continuará apoiando sua posição como observador na União Africana".
"Saúdo calorosamente a atuação das empresas israelenses em Gana, e nossa intenção é continuar incentivando cada vez mais a cooperação entre nossos países, visando o benefício mútuo e o progresso das nações", acrescentou.
Cohen prossegue com uma série de visitas estratégicas, após passar pela Europa, Ásia e Eurásia. Nas últimas duas semanas, ele se reuniu com altos funcionários do governo queniano e agora está em Gana para importantes discussões. Gana, com sua população de mais de 30 milhões de pessoas, foi um dos primeiros países da África a reconhecer o Estado de Israel.
0 Comentários