Descoberta
de material escuro em Mercúrio chama a atenção dos cientistas
Na semana passada, a sonda espacial BepiColombo divulgou novas imagens de
Mercúrio. As fotografias podem ser encontradas no site oficial da Agência
Espacial Europeia, em colaboração com a Agência Japonesa de Exploração
Aeroespacial, que são responsáveis pelo registro dessas imagens."O sobrevoo ocorreu de forma muito bem-sucedida, e as imagens das câmeras de monitoramento capturadas durante a fase de aproximação foram transmitidas para o solo", declarou Ignacio Clerigo, gerente de operações da BepiColombo. Ele mencionou que a sonda BepiColombo está se preparando para se aproximar ainda mais do planeta Mercúrio, com o objetivo de obter mais imagens.
Mercury approaching! 🛰🌑@BepiColombo made its third flyby of Mercury on 19 June.
— ESA (@esa) June 22, 2023
🎥 Watch as the spacecraft make its close approach of the planet's night side and explore Mercury’s surface in greater detail than ever before with a bonus 3D scene 👉 https://t.co/eqRG5Mz21B pic.twitter.com/EADBdk1f71
— BepiColombo (@BepiColombo) June 22, 2023
Imagens
revelam cratera de Mercúrio com intrigante material escuro
Uma das imagens de Mercúrio capturada revela uma grande cratera recentemente nomeada de Manley, com cerca de 220 quilômetros de largura. O nome dessa formação geológica é uma homenagem à artista jamaicana Edna Manley (1900-1987).
"Durante o planejamento da captura de imagens para o sobrevoo, notamos que essa grande cratera estaria visível, porém ainda não possuía um nome", observou o professor de geociências planetárias David Rothery, da Open University do Reino Unido e membro da equipe de imagens da BepiColombo.
De acordo com Rothery, os cientistas da missão têm interesses futuros em explorar a cratera, uma vez que a sonda descobriu "material escuro de baixa reflectância", que pode ser um vestígio da crosta inicial rica em carbono do planeta. "Além disso, o fundo da cratera foi preenchido com lava lisa, o que demonstra a longa história de atividade vulcânica em Mercúrio", explicou o professor.
0 Comentários